A pintura com rigor formal
Os termos academicismo e academismo, ou ainda, arte acadêmica, denominam um estilo artístico europeu que existiu entre os séculos XVII e XIX, caracterizado pela tentativa de manter com rigor as regras formais, estéticas e técnicas do estilo das academias de arte.

Observe a seguinte reprodução da obra de Pedro Américo:

O Grito do Ipiranga

Olhando para a obra, temos a impressão que o pintor estava lá, presente e retratou o fato. Pedro Américo sequer era nascido em 1822, a casa ao fundo (à direita) também não existia na época. Sendo assim, porque o pintor retratou o acontecimento desta forma?

Beleza ideal

Uma das características gerais da pintura acadêmica é seguir os padrões de beleza da Academia de Belas Artes, ou seja, o artista não deve imitar a realidade, mas tentar recriar a beleza ideal em suas obras. Sim, a idéia foi retratar o fato como grandioso, com o intuito de enaltecer o Império e o nacionalismo - o Brasil havia proclamado sua independência a pouco tempo.
O academismo, importado da Europa, dominou as artes plásticas no Brasil até o início do século XX. Por isso, prevaleciam temas históricos e mitológicos nas pinturas daquele período, temas típicos do neoclassicismo.

http://educacao.uol.com.br/artes/ult1687u31.jhtm


por: Thaisa Mello
1 Response
  1. Vale lembrar que a arte academica tem este nome devido as academias europeias do século 19, nas quais muitos artistas recebiam treinamento formal.

    Lembrando tambem que uso de temas historicos e mitologicos com um tom moralista era comum nesta arte.


Post a Comment

  • Seguidores